Mensagem de Boas Vindas

É com muito prazer e um privilégio que anuncio a abertura do Consulado-Geral de Portugal em Cantão.

Após a finalização dos habituais procedimentos entre Estados com vista à abertura de um Consulado-Geral em Cantão, é uma honra  anunciar que o Consulado-Geral de Portugal em Cantão abriu as suas portas e conta com toda a comunidade, bem como com quantos queiram ter relações com Portugal para assegurar um funcionamento regular, expedito e eficiente.

Queremos um Consulado-Geral moderno, eficiente, dinâmico e que procure incentivar a aposta no futuro, no investimento português no exterior, no investimento chinês em Portugal, no desenvolvimento das relações políticas, económicas e culturais de Portugal com a China, em particular com o Sul da China, no estrito respeito pelas funções cometidas à Embaixada de Portugal em Pequim, ao Consulado-Geral em Macau e ao Consulado-Geral em Xangai.

A área de jurisdição deste Consulado inclui, para além da Província de Guangdong, as províncias de Hainan, Hunan, Fujian e a Região Autónoma de Guangxi Zhuang, o que significa uma área de 783 200Km2 e uma população (em 2016) de 264 584 432 habitantes.

Os primeiros portugueses chegaram a Cantão em 1513, e oficialmente em 1517, há precisamente 500 anos, e, desde então, Portugal tem mantido com a China relações duradouras. As trocas comerciais iniciadas em 1513 contribuíram em muito para o desenvolvimento da rota marítima da seda e para, em conjunto com a China, aproximar Oriente e Ocidente, e dar novos mundos ao Mundo. Importa hoje não interromper esta relação e ao invés reforçá-la.

Percorram este portal e procurem obter nele algumas respostas, ou visitem-nos nas novas instalações em Apartamento 3811, Centro Financeiro Internacional de Cantão,  Zhujiang Xi Road, nº 5, Zhujiang New Town, Tianhe District, Cantão.

Mais notíciasNotícias

 

Cidades de toda a China propuseram um "fim de semana de 2,5 dias" para incentivar os consumidores a fazer compras no meio de uma recessão económica causada pelo coronavírus.

A nova sugestão surge numa altura em que se prevê que a economia chinesa sofra o seu pior crash em 60 anos, com uma redução de quase 10% do PIB devido à pandemia do coronavírus.

Os especialistas alertam que o efeito do bloqueio na economia chinesa é considerado um indicador do que os mercados europeu e norte-americano podem antever assim que começarem a relaxar as restrições.

Um fim de semana mais longo ajudará a desinibir o consumo e aliviar a pressão sobre as empresas locais, disse à imprensa Wang Qiyan, diretor do Centro de Investigação em Economia de Lazer da China.

Mas os especialistas duvidam que muitos trabalhadores e empresas fiquem agradados com esta proposta. Shen Jianfeng, diretor da Faculdade de Direito da Universidade chinesa de Relações Laborais, disse que o fim de semana prolongado pode pressionar ainda mais as empresas e consequentemente os trabalhadores podem enfrentar cortes salariais.

COMUNICADO À IMPRENSA - LISBOA, 6 DE ABRIL DE 2020COMUNICADO À IMPRENSA - LISBOA, 6 DE ABRIL DE 2020Arte Institute e Iniciativa RHI lançam RHI-STAGE (Covid 19 Apoio àsArtes)O Arte Institute de Nova Iorque e a iniciativa RHI, que tem vindo a dinamizar aproximidade entre a arte & business, a cultura & turismo em Portugal, anunciamo lançamento do RHI-Stage. O objectivo é reunir na plataforma online RHI, artistas detodo o mundo, convidando-os a partilhar o seu trabalho com a nossa comunidadeglobal durante este período desafiante que vivemos e simultaneamente daroportunidade ao público de poder pagar aos artistas pelo seu trabalho.A audiência online pode descarregar a aplicação RHI Think que está disponível naplaystore ( https://play.google.com/store/apps/details?id=com.p8gsoftware.rhi ), e naapplestore ( https://apps.apple.com/pt/app/rhi-think/id1464544012?mt=8 ). Através da app opúblico pode acompanhar a programação do lançamento dos vídeos dos artistas evalorizar o seu trabalho, pagando o valor que achar justo por estes espetáculos, queterão a duração de cerca 20-30 minutos e continuarão disponíveis na plataforma emarketplace RHI-Think.com. Os espectáculos são grátis, no entanto o trabalhodos artistas não deve ser! O valor recebido por cada espectáculo será entregue aosartistas na totalidade.As inscrições já estão abertas para profissionais das artes e da cultura (https://rhithink.com/stage-submissions) em todo o mundo que queiram participar nesta iniciativae fazer o seu showcase. Aceitam-se trabalhos artísticos de qualquer área cultural(música, dança, literatura, teatro, artes plásticas, etc).Em 2019 aquando do lançamento da iniciativa RHI, foi criada uma parceria com aPolarising (https://www.polarising.com/) para desenvolver uma aplicação quecontribuísse para uma das missões da iniciativa que era precisamente a reeducaçãodos públicos. O objectivo era incentivar as audiências a pagar os espetáculos gratuitose assim valorizar os artistas e o seu trabalho. Podiam através da app gratuita RHIThink pagar o que quisessem. Reactivamos agora esta funcionalidade da app para osespetáculos e apresentações no RHI Stage.

A directora do Arte Institute, Ana Miranda,acredita “que com atual crise do covid-19, o valor das artes e dos artistas ficou bemclaro. Com esta app criamos o mecanismo para que o público possa fazer a sua partee pagar o valor que entender pelo que recebeu do trabalho do artista”.COMUNICADO À IMPRENSA - LISBOA, 6 DE ABRIL DE 2020Actue no RHI-Stage, continue a expressar o seu talento, a mostrar o seu mundo epartilhe-o com todos nós!MAIS SOBREA Iniciativa RHI é um evento criado pelo Arte Institute, que teve a sua primeira ediçãoem Setembro de 2019 e que procura reinventar um diálogo entre a arte, cultura ebusiness. Este projeto percorreu Portugal por 12 cidades apresentando workshops,espetáculos e palestras, que contaram com a participação de programadores eoradores de todo o Mundo. RHI promove a internacionalização de artistas Portuguesese Portugal como um palco mundial de discussão de novas formas de unir a arte,negócio e turismo. Para mais informações visite a plataforma e marketplace deespetáculos https://rhi-think.com/Arte Institute: Fundado a 11 de abril de 2011, o Arte Institute é uma organizaçãopioneira, independente e sem fins lucrativos, sediada em Nova Iorque, que dinamiza aprodução e difusão de artistas e projetos de arte contemporânea portuguesa, atravésde eventos que produz em todos os continentes. Em 8 anos já promoveu mais de 800artistas e esteve presente em 36 países e 85 cidades. É o único projeto português nomundo que, de forma sustentada, tem conseguido promover a cultura contemporâneae a marca “Portugal”, transversalmente em todas as áreas artísticas.www.arteinstitute.orgPolarising: A Polarising é uma empresa de tecnologia portuguesa com 14 anos deexperiência em desenvolvimento e integração de software. Trabalhamos comtecnologias líder e a nossa equipa tem aproximadamente 200 consultores quetrabalham todos os dias com clientes e parceiros em todo o mundo, principalmente naEuropa.

A nossa sede é em Lisboa, a partir de onde também trabalhamos emnearshore, para além de estarmos onsite em vários clientes.Arte Institute Patronos:

Para mais informações por favor contactar:Ana Miranda – 96 19 48 837rhi@arteinstitute.org ou anaventuramiranda@gmail.com

No link  a seguir indicado da Direção geral de Saúde pode encontrar a informação mais atualizada sobre a situação em Portugal face ao COVID-19

https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx

Vistos

vistosonline 1

Contactos

Unit 3811, Guangzhou International Finance Center, 5 Zhujiang Xi Road, Guangzhou
Postal Code: 510623
广州市珠江新城珠江西路5号广州国际金融中心3811; 邮编:510623

+ 86 20 87581621
cantao@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático