Mensagem de Boas Vindas

É com muito prazer e um privilégio que anuncio a abertura do Consulado-Geral de Portugal em Cantão.

Após a finalização dos habituais procedimentos entre Estados com vista à abertura de um Consulado-Geral em Cantão, é uma honra  anunciar que o Consulado-Geral de Portugal em Cantão abriu as suas portas e conta com toda a comunidade, bem como com quantos queiram ter relações com Portugal para assegurar um funcionamento regular, expedito e eficiente.

Queremos um Consulado-Geral moderno, eficiente, dinâmico e que procure incentivar a aposta no futuro, no investimento português no exterior, no investimento chinês em Portugal, no desenvolvimento das relações políticas, económicas e culturais de Portugal com a China, em particular com o Sul da China, no estrito respeito pelas funções cometidas à Embaixada de Portugal em Pequim, ao Consulado-Geral em Macau e ao Consulado-Geral em Xangai.

A área de jurisdição deste Consulado inclui, para além da Província de Guangdong, as províncias de Hainan, Hunan, Fujian e a Região Autónoma de Guangxi Zhuang, o que significa uma área de 783 200Km2 e uma população (em 2016) de 264 584 432 habitantes.

Os primeiros portugueses chegaram a Cantão em 1513, e oficialmente em 1517, há precisamente 500 anos, e, desde então, Portugal tem mantido com a China relações duradouras. As trocas comerciais iniciadas em 1513 contribuíram em muito para o desenvolvimento da rota marítima da seda e para, em conjunto com a China, aproximar Oriente e Ocidente, e dar novos mundos ao Mundo. Importa hoje não interromper esta relação e ao invés reforçá-la.

Percorram este portal e procurem obter nele algumas respostas, ou visitem-nos nas novas instalações em Apartamento 3811, Centro Financeiro Internacional de Cantão,  Zhujiang Xi Road, nº 5, Zhujiang New Town, Tianhe District, Cantão.

Mais notíciasNotícias

O Iº Congresso Mundial das Redes da Diáspora Portuguesa decorreu no Porto, nos dias 13 e 14 de julho de 2019, nas instalações da Ordem dos Contabilistas Certificados e também em espaços de reunião adjacentes disponibilizados pela Universidade Lusófona no Porto.

O relato e conclusões do Congresso estão disponíveis no separador “Iniciativas” do Portal das Comunidades, em https://www.portaldascomunidades.mne.pt/images/GADG/Conclus%C3%B5es_do_I_Encontro_Mundial_de_Redes_da_Di%C3%A1spora_Portuguesa.pdf , tal como o programa final e demais documentos relevantes do evento.

As inscrições para o IIº Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora, que decorrerá no Funchal, nos dias 24 a 26 de julho próximo, podem ser feitas por email para o endereço gaid@mne.gov.pt e agora também online, na plataforma disponível para o efeito na ligação http://investmadeira.madeira.gov.pt/ , gerida pela Invest Madeira, parceira do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora na organização deste evento.

O programa do Encontro, bem como informação adicional sobre o mesmo estão disponíveis no separador GAID do Portal das Comunidades, na ligação https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/gabinete-de-apoio-ao-investidor-da-diaspora-gaid#ii-encontro-intercalar-de-investidores-da-diaspora-funchal-madeira-2019 , assim como no portal da Invest Madeira.

ENTREGA DE PEDIDOS DE VISTO DE TURISMO/NEGÓCIOS

NTREGA DE PEDIDOS DE VISTO DE TURISMO/NEGÓCIOS

Os Vistos devem ser solicitados nos seguintes Centros de Pedidos de Visto

  • Guangzhou Visa Application Centre

Morada: Room 808-810 , East Tower,Time Square, NO.28 Tianhe Road North , Tianhe Dist, Guangzhou, China

Tel : 38628623

Email: infocan.prtcn@vfshelpline.com

  • Shenzhen Visa Application Centre

Morada: Room 1708-1709, West Zone, North Gate, GCIG Building, Fuhua 1 Road, Futian District, Shenzhen, China

Tel : 0755-8322 9026

Email: infojvac.shenzhenchina@vfshelpline.com

  • Fuzhou Visa Application Centre

Morada: Floor 15, Fushengcaifu Centre, No.60 Gutianzhi Road, Gulou District, Fuzhou, China

Tel : 0591-63111557

Email: infojvac.fuzhouchina@vfshelpline.com

  • Changsha Visa Application Centre

Morada: Conference Room 5-6, 2F, Xinyuan White Swan Hotel, No.258 Xiangfu Road Middle, Tianxi

District, Changsha, Hunan, China

Tel: 0591-63111557

Email: infojvac.changshachina@vfshelpline.com

 

 

 


O Governo provincial de Guangdong anunciou recentemente que a “Diretiva do Cartão de Talentos Superior de Guangdong” será aplicada a partir de 1 de dezembro de 2018, sendo válida por 3 anos. Esta é uma das dez medidas da província para impulsionar o investimento estrangeiro e visa atrair um maior número de académicos e profissionais de alto nível para a província.

De acordo com o Departamento de Recursos Humanos e Segurança Social da Província de Guangdong, os titulares dos cartões, juntamente com os seus cônjuges e filhos, serão considerados como residentes permanentes registados na cidade onde vivem, o que significa que podem usufruir das mesmas políticas de habitação, educação e segurança social, compra de carros, avaliação de títulos profissionais, etc.

O “Cartão de Talento Superior de Guangdong” divide-se em duas categorias, tipo A e tipo B. Cada tipo tem requisitos diferentes:

Tipo A  - Talentos de alto nível que visitam ou trabalham em Guangdong e que preenchem as condições relevantes, incluindo os vencedores do “Chinese Government Friendship Awards”, candidatos do Programa de Recrutamento de Especialistas Globais, etc., podem solicitar o tipo de cartão A.

Tipo B - Talentos de alto nível que estão de visita ou trabalham em Guangdong de nacionalidade estrangeira ou detentores de cartão de identidade permanente de Hong Kong, Macau,Taiwan. Especialistas que viveram no exterior, mas são de nacionalidade chinesa; candidatos no exterior ao “Young overseas high-level talent introduction plan”; Especialistas escolhidos para o “Guangdong Province: Special Support Plan for High-Level Talent”.

Os titulares do cartão de tipo A ou B podem desfrutar de 11 benefícios, incluindo registo doméstico, seguro social, serviço médico etc. Em comparação com o tipo B, os portadores do cartão A têm três benefícios adicionais, incluindo: serviços médicos convenientes e serviços de transporte.

A candidatura é feita através da plataforma online Guangdong Superior Talent Card (http://yyk.gdrc.gov.cn/) (apenas em chinês).

Um Mercado de Excelência

Portugal é uma porta aberta para um mercado de 500 milhões de pessoas na Europa e mais de 250 milhões de consumidores de língua portuguesa.

  • Portugal é um Estado-membro da UE e pertence à Zona Euro. Comércio livre, inexistência de barreiras aduaneiras, livre circulação de pessoas e bens, estão entre as maiores vantagens.
  • Portugal é o 20º melhor país do mundo na categoria "Execução de Contratos".
  • Portugal é o 1º melhor país do mundo na facilidade de "Comércio Internacional".

Vistos

vistosonline 1

Contactos

Unit 3811, Guangzhou International Finance Center, 5 Zhujiang Xi Road, Guangzhou
Postal Code: 510623
广州市珠江新城珠江西路5号广州国际金融中心3811; 邮编:510623

+ 86 20 87581621
cantao@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático